Internos de medicina do Centro Universitário Uninorte iniciarão atendimentos a pacientes do SUS no Hospital Santa Juliana

Publicada em: 05/02/19

 A primeira turma do curso de medicina do Centro Universitário Uninorte começou uma grande nova etapa na última segunda-feira, 04 de fevereiro. Eles deram início ao tão sonhado, por eles e pela instituição, internato no Hospital Santa Juliana. Serão dois anos de muito aprendizado, atendendo à população assistida pelo Sistema Único de Saúde. Esta é uma parceria da Uninorte e do Santa Juliana. “Hoje é um motivo de muito orgulho, pois essa é uma caminhada de muitos anos. Quando fizemos a parceria com o Santa Juliana, as discussões foram intensas de como seria e de que forma poderíamos contribuir com a sociedade acreana. A Uninorte, desde a assinatura do termo de cooperação com o Hospital, já realizou várias benfeitorias e um grande investimento no Santa Juliana, como a construção da UTI, uma das mais modernas da Região Norte, onde 60% dos leitos serão para pacientes do SUS, e o novo Centro de Parto e várias outras ajudas. Então para nós, o dia de hoje é motivo de muito orgulho e satisfação. Agradeço pela confiança e dedicação de cada aluno, que daqui a dois anos se tornarão grandes médicos por causa do carinho em atender os mais necessitados”, afirmou o reitor da Uninorte Fábio Ricardo Leite.  Os 42 acadêmicos da primeira turma de medicina da Uninorte entram no internado fazendo história, pois serão os primeiros internos a terem acesso ao prontuário eletrônico, o que há de mais moderno na saúde, segundo o secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, que esteve presente na solenidade. Ele também parabenizou a Uninorte pela iniciativa em atender pelo SUS. “Essa iniciativa coloca ainda mais a Uninorte no rol das empresas e instituições formadoras do Acre com responsabilidade social. Mas muito mais que isso, coloca a Uninorte no centro da discussão dos cursos de medicina do Brasil, pois é muito difícil que as instituições privadas dialoguem com o sistema público”, ressalta.

O coordenador de medicina, José Amsterdam, também falou sobre o momento histórico. “Temos que agradecer muitas pessoas que contribuíram para que este dia pudesse chegar e nos ajudaram a fazer desse momento, um momento de perspectivas muito boas. Desejamos que essa etapa da vida de vocês seja cheia de grandes realizações e que o conteúdo dessa embalagem que vocês nos trazem, tão jovens, tão cheios de vida e entusiasmo, possa seguir com vocês com a mesma emoção que estou sentindo agora.” Para a diretora acadêmica da instituição, Vanessa Igami, o início do internato da primeira turma de medicina foi um dia sonhado por todos. “Gostaria de dizer que estamos juntos com vocês. Não só agora, mas sempre estivemos. A Uninorte não mediu esforços para realizar todo esse projeto pensando na entrada de vocês no internato, imaginando que também é um começo para o Hospital. Desejamos todos os melhores votos e energias para essa nova etapa de vocês. Continuem contando com toda equipe da Uninorte”, afirmou. A cada novo passo da Uninorte em prol da comunidade, nosso Acre só cresce. O deputado estadual, Jenilson Leite, ressaltou a importância dos feitos da instituição, uma das empresas que mais contribui para o desenvolvimento e educação da população acreana. “Em nome do Poder Legislativo trago as felicitações pela importância que o trabalho da Uninorte tem em nosso Estado. Esse é um momento histórico para o Acre”, frisou.

O padre Jairo Coelho também se fez presente na abertura do internato e ofereceu conselhos aos internos. “Que vocês possam se sentir membros da família Santa Juliana e Diocese de Rio Branco. Aqui vocês terão contato com o público que não tem condições de pagar um hospital particular e outros que muitas vezes são invisíveis para a sociedade e que só podem ser vistos com os olhos da solidariedade. O Hospital Santa Juliana já realiza cerca de 60% dos atendimentos pelo SUS, então agradecemos a parceria com a Uninorte que só vem ampliar o serviço que o Hospital já presta à sociedade”, esclareceu.

Os novos internos do Hospital Santa Juliana estavam radiantes de felicidade e com muita expectativa para o futuro. “O internato é o momento que a gente vai colocar em prática o contato com o paciente que necessitará da nossa ajuda. Também faremos o internato em áreas isoladas, estaremos junto com os pacientes onde eles precisarem. Para nós é um momento de muita expectativa. Tenho certeza que o Santa Juliana está preparado para nos receber e a Uninorte vem caminhando com a gente há um bom tempo, inclusive prestando informações do andamento das obras na Santa Juliana. É importante destacar que desde o primeiro período temos o contato com o paciente, então a expectativa para estar com ele no hospital é muito grande”, destacou o interno Tawã Nascimento.  Segundo a interna Janaína Gonçalves, “esse é o primeiro passo do maior que estamos buscando, que é a nossa formatura. Espero que tenhamos um internato muito proveitoso, cheio de conhecimento e aprendizado. Acredito que estamos bem preparados”. Também estiveram presentes na solenidade, o diretor do Hospital Santa Juliana, Marcos Paulo, e o médico e professor na Uninorte, Osvaldo Leal.

Fonte: DECOM