Uninorte e Hospital Santa Juliana firmam convênio para melhorias estruturais em alas do hospital

Publicada em: 09/08/17

A União Educacional do Norte – Uninorte e o Hospital Santa Juliana formalizam nesta quarta-feira, 9, no hospital, às 9h, o convênio de cooperação técnico científico com a inauguração do Ambulatório Integrado de Ensino e o Centro de Acolhimento de Parto Normal. Na ocasião, também será lançada a construção de mais 20 leitos de UTI Adulto, com inauguração prevista para 2018. O espaço dos novos leitos de UTI já recebeu trabalhos de terraplanagem e teve projeto aprovado pelos órgãos competentes.

Equipada com recepção, sala de triagem, nove consultórios – podendo ampliar mais dois – e sala de medicação, o Ambulatório Integrado de Ensino possui mobília e equipamentos novos. O Centro de Acolhimento de Parto Normal, que antes não possuía um lugar específico para proporcionar o melhor acolhimento às mulheres grávidas em trabalho de parto, ganhou entrada exclusiva com recepção e banheiro, sala de acolhimento, consultório com banheiro, sala de estabilização, triagem, quarto com 11 leitos – com direito a acompanhante, para parto humanizado – e quarto com outros três leitos.

O Centro de Acolhimento de Parto Normal da Santa Juliana foi o primeiro construído na Região Norte. Na época de sua criação, não houve adequação do ambiente, ou seja, as mulheres precisavam passar pela recepção geral do hospital para serem encaminhadas até o acolhimento. “O hospital atende hoje cerca de 40% da demanda de partos do município (mais de 300 atendimentos por mês) e até então não tínhamos um ambiente específico de acolhimento. Mas agora, por meio da parceria com a Uninorte, o quadro será diferente. O serviço da Santa Juliana, que já é referência em todo o Acre, ficará ainda melhor com o novo centro de acolhimento”, ressalta o diretor da unidade de saúde, Marcos Paulo.

A parceria entre as duas instituições é um acordo técnico científico que irá proporcionar uma ajuda mútua para o crescimento de ambas.

Para o mantenedor e diretor financeiro da Uninorte, Fábio Ricardo Leite, o objetivo principal do convênio é proporcionar mais atendimentos a comunidade. “A população é quem vai ganhar com essa parceria. Este é mais um trabalho social, de muitos, que a Uninorte já realiza. A Clínica Escola de Odontologia, por exemplo, já atendeu mais de 41 mil pessoas; Fisioterapia, que oferece serviços de neurologia e ortopedia, soma mais de 30 mil atendimentos realizados; Psicologia atendeu mais de três mil pessoas; O curso de enfermagem foi o que mais realizou atendimentos. Desde sua criação já foram mais de 60 mil. Tudo gratuitamente. O convênio, além de aumentar o número de atendimentos à população, também visa à criação de algumas vagas de residência médica e a possibilidade do Santa Juliana ser um hospital de ensino”, esclarece.

O convênio firmado entre Uninorte e Hospital Santa Juliana beneficiará acadêmicos, professores e, principalmente, a comunidade atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O hospital já galga novos passos e almeja conseguir o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Caso o selo seja concedido, o Santa Juliana será a primeira instituição de saúde do Acre a possuir a certificação. O selo da ONA é atribuído a instituições de saúde que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. 

Fonte: Decom - Uninorte