Acadêmicos celebram Dia do Fonoaudiólogo na Aleac

Publicada em: 14/12/16

Acadêmicos do primeiro período de Fonoaudiologia da União Educacional do Norte (Uninorte) celebram o Dia do Fonoaudiólogo em sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sexta-feira (9).

A iniciativa partiu do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que também presidiu a sessão. O parlamentar iniciou a sessão ressaltando a importância da divulgação dos trabalhos do fonoaudiólogo. De acordo com ele, muitas pessoas desconhecem essa área de atuação e somente se atentam para ela quando passam por problemas mais graves.

A conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5° Regional Iriah Muniz agradeceu ao deputado pela homenagem e esclareceu pontos acerca da profissão. Segundo ela, o Acre é o Estado que tem o menor número de fonoaudiólogos do Brasil e mesmo assim há uma representação de qualidade.
Sobre a profissão

A origem do Dia do Fonoaudiólogo está ligada ao reconhecimento dessa profissão, que foi estabelecida no Brasil no dia 9 de dezembro de 1981, através do Decreto-lei n° 6.965, que também criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de Fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções neurovegetativas e a comunicação humana. Ele atua na prevenção e no tratamento de problemas e distúrbios deste tipo de função neurológica. Possui, ainda, conhecimento para aperfeiçoar o funcionamento das funções auditivas, cognitiva, e também da linguagem oral, utilizando técnicas para que os indivíduos consigam ter mais fluência ou melhorar a sua fala.

 

Fonte: DECOM/Uninorte