Curso de Gestão Hospitalar é considerado muito bom pelo MEC

Publicada em: 02/12/16

O curso superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar da União Educacional do Norte (Uninorte) foi considerado muito bom pela equipe do Ministério da Educação (MEC) e foi reconhecido com conceito 4.

Equipes do MEC estiveram na instituição no final de novembro onde avaliaram o Projeto Pedagógico do curso, professores, acadêmicos e infraestrutura. As notas variavam de 1 a 5.

O curso, cuja metodologia privilegia a prática, a aquisição de capacidade técnica e o domínio dos modos de atuação exigidos pelo mercado, é um dos mais novos da Uninorte.

O coordenador do curso, Douglas Jose Angel ressalta que a finalidade da graduação é formar profissionais tecnólogos de nível superior com capacidade crítica e visão de futuro para atuar no planejamento, organização do trabalho na gestão de processos entre outros.

“Esse conceito considerado muito bom vem do trabalho realizado desde a abertura do curso. É um trabalho de uma equipe esforçada e comprometida com o serviço”, destacou.

O curso de Gestão Hospitalar já forma neste mês a primeira turma. O curso, com duração de três anos, oferece tanto disciplinas teóricas-práticas quanto estágio supervisionado de 100horas/aula.

No decorrer desses três anos, várias atividades foram desenvolvidas aos acadêmicos. Uma delas foi a participação deles na I Feira de Profissões da Uninorte. No evento, o coordenador, professores e os próprios acadêmicos receberam alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares e mostraram pontos sobre a discrição do curso, objetivo geral e específicos, além do perfil profissional de egresso e estrutura do curso de Gestão Hospitalar.

Além das atividades no interior da instituição de ensino, os acadêmicos são provocados também na parte externa, ou seja, uma forma de aula prática. Recentemente, os alunos do 6º período, da disciplina de Recursos Físicos e Tecnológicos em Gestão Hospitalar, fizeram uma visita no Hospital das Clínicas de Rio Branco. A atividade em campo tratou sobre os equipamentos e insumos utilizados na unidade hospitalar, subdivididos por setor e situação.

Os discentes apresentaram o resultado da visita em sala, apresentando fotografias, depoimentos, realidades e percepções quanto a visita realizada. A forma de apresentação foi aula expositiva, com fotos, vídeos, teatro, debate e discussão em sala. Foi feito reflexão e o surgimento de uma futura intervenção profissional por parte dos acadêmicos do último período, no objetivo de desafiá-los a sanar os problemas/falhas identificados.

“São várias atividades promovidas aos alunos para que eles saiam do curso preparados para o mercado de trabalho. Em dezembro a primeira turma conclui os estudos e, em fevereiro, farão a colação de grau. Para nós da instituição é algo muito gratificante”, enfatizou o coordenador.
 

Fonte: DECOM/Uninorte