Uninorte realiza cadastro de doadores de medula óssea

Descrição

Ação ocorreu em parceria com Hemoacre e INVIDA.

A União Educacional do Norte (UNINORTE) realizou, nos dias 21 e 22 de agosto, cadastro de doadores de medula óssea, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) e o Instituto Nacional de Apoio à Vida (INVIDA). Mais de 60 pessoas foram cadastradas.
A ação também incluiu palestras com o objetivo de conscientizar professores e alunos sobre a importância de ser um doador de medula, sangue e órgãos.
Segundo o representante do INVIDA, Lindemberg Oliveira, “o cadastro de medula é muito importante, pois fazendo uma doação, que implica na retirada de apenas 10% da medula óssea não fazendo nenhuma falta para o doador, a pessoa que se cadastra no banco nacional pode salvar uma vida.”
O cadastro é rápido e bem simples. O voluntário preenche um formulário com informações pessoais, que serão enviadas ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), e é retirado uma amostra de 5 ml de sangue.
Ainda de acordo com Lindemberg Oliveira, em 2017 o Brasil recebeu, no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME), mais de 1.500 pessoas à espera de um doador compatível; em média 30% delas não conseguem. “Apesar desse número, hoje o REDOME conta com mais de quatro milhões de doadores cadastrados, que podem fazer a doação caso sejam compatíveis com alguém”, conta.
Quem pode doar?
Para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos, saúde em perfeito estado, não possuir doenças infecciosas como hepatite, Chagas, HIV e sífilis, e outros problemas, como diabetes, câncer e doenças do sangue.
O que é o INVIDA?
O Instituto Nacional de Apoio a Vida – INVIDA é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve atividades relacionadas à educação e saúde. A entidade também apoia famílias e pacientes com indicação de transplante de medula óssea e participa de campanhas relacionadas à doação de órgãos, de sangue e cadastro de doadores voluntários de medula óssea. 
 

Confira as fotos do Evento