Uninorte Participa do Programa Defensoria na Comunidade

Descrição

 Na sexta-feira, 28 de abril, os acadêmicos dos cursos de enfermagem, odontologia e fisioterapia da Uninorte participaram do programa Defensoria na Comunidade, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Acre, para a população carente residente nas proximidades da Escola Professora Berta Vieira de Andrade. Os acadêmicos da instituição atenderam mais de 70 pessoas durante todo o dia.

Atendimentos preventivos, orientação de higiene bucal, prevenção de doenças geradas pela falta de cuidados com a região da boca; palestra sobre a importância da fisioterapia nas disfunções uroginecológicas, que incluem dores pélvicas e incontinência urinária; teste para diagnosticar problemas de incontinência e orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, HIV e Hepatite foram realizadas.

Para o professor do curso de odontologia, Rogério Antônio, estar envolvido em uma ação na comunidade é muito importante. “Esta é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com a população para treinar a parte técnica e manual aprendida na faculdade. Além poder orientar a comunidade quanto à importância da odontologia, como também na preventiva. Pois muitas pessoas nos procuram para curar doenças e desconhecem nosso papel preventivo”, esclarece.

A acadêmica do 7º período de enfermagem, Elicassia Carvalho, ressalta que a ação foi uma oportunidade para aprender e orientar. “É muito bom poder levar conhecimento para as pessoas e esclarecer dúvidas. Tem muitos jovens que tem vergonha de conversar com os pais sobre doenças transmissíveis, por exemplo, e aqui eles conseguem sanar todas as curiosidades”, afirma.

Ainda segundo a estudante, a faculdade sempre proporciona momentos onde os graduandos podem colocar em prática todo conhecimento adquirido na Uninorte. “Dessa forma podemos acumular mais experiência profissional e saber como lidar com diversas situações futuramente”, conclui.

Confira as fotos do Evento