Bolsa e Financiamento

Inscreva-se

1. O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O que é o P-Fies?

O P–Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

2. Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

3. Quais cursos podem ser financiados pelo FIES?

Podem ser financiados pelo Fies somente os cursos disponíveis pelo Fies Seleção, observado o número de vagas ofertadas, determinado pelo MEC.

4. É possível escolher qualquer curso, em qualquer instituição, daqueles disponíveis para o processo seletivo?

O estudante pode escolher qualquer curso, daqueles com vagas disponíveis no Fies Seleção, em qualquer instituição, de acordo com seu perfil. Deve se inscrever em um único curso e turno para concorrer no processo seletivo do Fies.

5. O estudante pode alterar a opção de curso depois de concluir a inscrição?

O estudante pode alterar a opção de curso quantas vezes julgar pertinente, mas somente durante o período de inscrições. É considerada válida a última inscrição realizada e confirmada pelo estudante no Fies Seleção.

6. Percentual de crédito

Será definido de acordo com a renda do candidato e grupo familiar.

7. Encargos financeiros

Para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos constantes no Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia a taxa são de 6,5% ao ano, onde a mesma poderá sofrer alteração, para isso o candidato deverá acompanhar no site http://fiesselecao.mec.gov.br/

8. Quantidade de vagas

As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever no fies seleção para participar do processo seletivo realizado pelo Governo Federal. A classificação depende de critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa.

9. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor de R$ 150.00 (Cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.  
Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 (dezoito) meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor de R$ 150.00 (Cento e cinquenta reais), referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.  
Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso

10. Passei no vestibular deste segundo semestre, mas ainda não me matriculei. Posso me candidatar ao FIES?

Sim. O candidato terá ingresso através do processo seletivo do FIES, sendo que obedeça as datas e regras estipulada no edital.

11. Quais cursos podem ser financiados pelo FIES?

Todos os cursos, desde que tenham avaliação positiva do MEC e do INEP.

12. Como eu posso fazer a minha inscrição no FIES?

A inscrição no Fies será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (FiesSeleção), disponível no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/
A conclusão da inscrição dos pré-selecionados será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisfiesAluno),disponível no endereço eletrônico http://Sisfiesaluno.mec.gov.br/

13. Procedimentos para concorrer ao FIES:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do FIES (FIESSeleção)
Acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br/ . O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
2° Passo: Inscrição no SisFIES O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e concluir sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.
3º Passo: Validação das informações Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
4º Passo: Contratação do financiamento Após a validação das informações o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa. Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão de inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Documentação para comprovação das informações:

Aluno:
• Ficha de Inscrição do Fies;
• Rg:
• CPF:
• Certidão de nascimento/casamento;
• Certificado e histórico do ensino médio;
• Comprovante de endereço atualizado e no nome de um dos membros do grupo familiar;
• Carteira de trabalho (páginas de identificação e contratos ambas frente e verso);
• Comprovantes de renda (holerites (três últimos) e outros de acordo com a portaria normativa Nº 10, de 30 de Abril de 2010).
• Termo de seguro prestamista;

Grupo Familiar:
• Rg:
• CPF:
• Certidão de nascimento/casamento;
• Carteira de trabalho (páginas de identificação e contratos ambas frente e verso);
• Comprovante de renda (holerites (seis últimos) ou imposto de renda atualizado).

Para maiores informações, acesse o link: http://fiesselecao.mec.gov.br/?pagina=faq#conhecendo